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Equali-Flex
Caixas Equali-Flex

É um novo e revolucionário conceito de cabo resistivo para ignição de motores à explosão (automotivo, náutico e aeronáutico), desenvolvido pela THV, que possibilita a equalização da resistência ÔHMICA entre as diversas partes que compõem o conjunto de cabos de ignição, independente do comprimento de cada parte do conjunto (distância entre os polos da tampa do distribuidor ou do transformador multi-point até as velas de ignição).

A resistência ÔHMICA do cabo de ignição resistivo é determinada pelo comprimento do cabo, sendo indicada pela seguinte expressão: X Ω/m (x = nº de ohms; Ω = ohm; m = metro). Dessa forma, no sistema convencional, cada parte do jogo de cabos de ignição tem uma resistência ÔHMICA determinada pelo comprimento do cabo.

Vamos exemplificar: 1 jogo de cabos de ignição utilizado nos carros GM: Celta, Corsa, Meriva e Montana e nos carros da FIAT: Stilo e Pálio, considerando que ele tenha sido montado com um cabo resistivo produzido com 6000 Ω/m.

Tabela ÔHMICA 1

Se tomarmos como referência a resistência ÔHMICA máxima do 1º cilindro e a mínima do 4º, verificamos que pode ocorrer uma variação de até 132% entre elas, ou seja, a resistência ÔHMICA do 1º cilindro pode ser maior que o dobro da resistência ÔHMICA do 4º cilindro.

Muito bem, se pensarmos em um carro com motor alimentado por um (velho) carburador, a variação da resistência, demonstrada no quadro acima, pode significar pouca influência no rendimento do motor, porém, em um carro com motor de alimentação eletronicamente controlada e assistida, a variação da resistência ÔHMICA, no sistema de ignição, entre os cilindros, interfere significativamente no rendimento do motor e dificulta, ou até mesmo impossibilita, a equalização da combustão entre os cilindros. Como se diz popularmente: "o motor não trabalha redondo".

Com o THV EQUALI-FLEX, o mesmo jogo de cabos de ignição exemplificado no quadro anterior, seria representado da seguinte maneira:

Tabela ÔHMICA 2

Observe que no sistema EQUALI-FLEX, a resistência ÔHMICA entre os cilindros do motor, tem uma variação máxima de 10%, muito menor que os 132% do sistema convencional.

Dessa forma, a centelha gerada, nas velas de ignição, será igual em todos os cilindros do motor, proporcionando uma combustão equalizada entre eles, possibilitando, ao técnico afinador, uma regulagem equilibrada e de alta performance do motor.

Com EQUALI-FLEX a expressão popular ficará assim: "o motor ficou redondinho".

Cabos Equali-Flex

O conceito técnico e os cabos de ignição da linha Equali-Flex da THV foram desenvolvidos visando sua utilização, principalmente, nos veículos com eletrônica embarcada.

Ao instalar os cabos de ignição (vale para qualquer tipo de cabo de ingição) procure deixá-los paralelos entre si e o mais afastados possível uns dos outros,bem como de qualquer parte da carroceria e do motor, principalmente dos sensores eletrônicos, peças metálicas e dutos de combustível.

Nunca deixe os cabos de ignição apoiados ou encostados em mangueiras e tubos de combustível. Nessas condições, existem ricos de ocorrência de incêndios e explosões, provocados por centelhas geradas por fugas de corrente elétrica ou pela indução eletromagnética produzida pela passagem da eletricidade através dos cabos.

A maioria dos veículos já saem, de fábrica, equipados com pentes (presilhas) ou canaletas que possibilitam a instalação, dos cabos de ignição, numa posição paralela e afastados entre si. Essas peças, quando danificadas, podem ser adquiridas na rede de lojas de revenda de auto peças.

A SEGUIR VOCÊ ENCONTRARÁ DICAS IMPORTANTES E ESPECÍFICAS PARA INSTALAR, ADEQUADAMENTE, OS CABOS DE IGNIÇÃO EQUALI-FLEX NOS VEÍCULOS DA MARCA VOLKSWAGEN.

Os veículos da marca Volkswagen utilizam cabos de ignição montados com cabos de cordoalha de cobre e terminais resistivos e o acoplamento entre o terminal do cabo e a vela é feito diretamente na rosca do parafuso terminal da vela por um conector metálico e uma mola clip tipo D do terminal do cabo de ignição.

No conceito Equali-Flex para o acoplamento, entre o cabo e a vela, é necessário a utilização da porca do pino terminal (bujão) da vela, conforme mostrado em detalhe na FIGURA 2 do desenho ilustrativo abaixo. A porca do pino terminal da vela deve ser rosqueada no parafuso terminal da vela e adequadamente apertada para evitar mal contato e formação de sentelha, pela passagem de eletricidade, durante o funcionamento do motor. O campo indutivo eletromagnético, formado pelas sentelhas, podem interferir no funcionamento do motor e, até mesmo, danificar partes eletrônicas como módulos de comando e outros.

ATENÇÃO: As dicas anteriores são aplicadas para os motores Volkswagen tipo AP, AE, AT e TOTALFLEX, sempre que se pretender instalar cabos de ignição THV Equali-Flex.

ATENÇÃO: As dicas a seguir, devem ser seguidas exclusivamente para os motores Volkswagen TOTALFLEX na instalação de cabos THV Equali-Flex.

A FIGURA 1 do desenho abaixo mostra a capa isoladora da vela com duas aletas de vedação. Essas aletas têm a função de não permitir a entrada de água no interior dos poços das velas de forma a evitar possíveis ocorrências como: oxidação e ou corrosão do castelo metálico da vela, trinca (por choque térmico) do isolador de cerâmica da vela, entre outros.

OBS:  POÇOS DAS VELAS são aberturas de formato cilíndrico existentes no bloco do motor e, no interior de cada um é instalada uma vela de ignição. Esses poços têm profundidades e diâmetros diferentes e variam de acordo com o tipo e marca do motor. Dessa forma, as velas podem ficar total ou parcialmente embutidas no interior do poço. No caso dos motores TOTALFLEX da Volkswagen, as velas ficam parcialmente embutidas conforme mostrado na FIGURA 1 do desenho ilustrativo abaixo.

É importante observar que, os cabos de ignição estarão corretamente conectados às velas, quando a aleta superior de vedação estiver nivelada à boca do poço da vela e a mola de aterramento apoiada sobre o bloco do motor ao redor do poço da vela conforme demonstrado na FIGURA 1 do desenho ilustrativo abaixo.

Siga corretamente as recomendações relatadas e ilustradas nesta página, assim você estará zelando pela vida útil do motor do veículo, dos sistemas de ignição e dos controles eletrônicos. O veículo rodará com maior segurança e dessa forma, também, estaremos zelando pela segurança e integridade físicas dos seus ocupantes. Devemos nos lembrar sempre:


"NÃO EXISTE EXAGERO EM SEGURANÇA"

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